Just in time - Escola de Administração Japonesa 5.


Just in time.
O conceito do Just in time é bastante simples: produzir e entregar os produtos apenas na hora (just in time) de serem vendidos, peças apenas na hora de serem montadas e materiais diversos apenas na hora de serem transformados em produtos finais.
A principal idéia dos japoneses era a de produzir pequenas quantidades para corresponder à procura, o conceito da "produção puxada" pela necessidade do cliente, ao contrário da idéia dos ocidentais que produziam grandes quantidades de produtos para o estoque e posterior venda.
Just in time, consiste na entrega de produtos e serviços, na hora certa para o uso imediato, tendo como objetivo principal a busca contínua pela melhoria do processo produtivo, que é obtida e desenvolvida através da redução dos estoques. Este sistema permite a continuidade do processo, mesmo quando há problemas nos estágios anteriores a sua produção final.
Just in time, significa “no tempo certo”, exige do administrador o abastecimento ou desabastecimento da produção no tempo certo, no lugar certo e na quantidade certa, visando capacitar à empresa a produzir somente o necessário ao atendimento da demanda, com qualidade assegurada.
O objetivo do just in time é promover a otimização de todo o sistema de manufatura, desenvolvendo políticas, procedimentos e atitudes necessários a um fabricante responsável e competitivo.
Para que isso ocorra da melhor forma possível, é necessário atingir algumas metas, tais como:
  • Projetar ou desenvolver a otimização dos processos.
  • Promover total interação com os clientes.
  • Obter relações de confiabilidade com clientes e fornecedores, por meio de parcerias.
  • Adotar compromisso da melhoria contínua.
Abraços e banzai.

Comentários