Planejamento de demanda

Boa tarde gestores,



Que tal aprendermos a confiar nos números e gerenciar por exceção para não comprometer toda a cadeia de suprimentos, pequenos erros de previsão são ampliados para todo o processo de planejamento, lembrem-se das palavras do navegador Amyr Klink, o que faz a embarcação sair de sua rota não são as ondas grandes e sim as pequenas que vão batendo no casco despretensiosamente.


Vamos a algumas dicas para fazer a previsão de demanda.


1) Crie um plano integrado de negócios que seja uma atividade abrangente de toda a empresa e leve o restante do negócio à frente para atender com lucro a demanda do cliente.


2) Decida quais níveis você necessita para planejar a demanda de modo que faça sentido ao seu negócio


3) Tenha claro que o planejamento da demanda é um processo colaborativo e não apenas uma análise numérica.


4) Saiba que planejamento de demanda não é só previsão de vendas, previsão é apenas um componente do planejamento de demanda.


5) Implemente o conjunto certo de indicadores de desempenho, (KPI's key performance indicators), afinal, não se pode controlar aquilo que não estamos medindo.


6) Eduque antes do treinamento, pois um bom programa de educacional ajudará todos a entender sua contribuição pessoal e o impacto sobre o desempenho do planejamento.


7) Filtre os dados para que você não gaste seu tempo.


8) Confie nos números e gerencie pela exceção, pois 80% do seu retorno pode ser alcançado revisando 20% dos itens, lembram-se do principio de Pareto, estudamos esse semestre.


9) Use o erro da sua previsão no aprendizado, uma boa previsão estatística terá um desvio que conduzirá a uma meta apropriada de estoque de segurança.


10) Desenvolva uma solução de previsão que o leve a um planejamento de classe mundial, afinal como sempre comentamos, o mundo agora é plano.


Sucesso a todos,

Comentários