Responsabilidade social - Características

Bom dia gestores,

A ideia de responsabilidade social incorporada aos negócios é relativamente recente. Com o surgimento de novas demandas e maior pressão por transparência e ética nos negócios, empresas se veem forçadas a adotar uma postura mais responsável em suas ações.

Por ser um assunto novo, alguns confundem o conceito com filantropia, mas as razões por trás desse paradigma não interessam somente ao bem estar social, mas também envolvem melhor performance nos negócios e, consequentemente, maior lucratividade.

De acordo com o que temos discutido em sala a busca da responsabilidade social corporativa tem as seguintes características:

É desenvolvida por todos e para todos.

Empresas não devem satisfações apenas aos seus acionistas, o mercado deve agora prestar contas aos funcionários, à mídia, ao governo, ao setor não-governamental e ambiental e, por fim, às comunidades com que opera. Empresas serão a base de uma nova sociedade e ganharão na inclusão de novos parceiros sociais em seus processos decisórios. Um diálogo mais participativo não apenas representa uma mudança de comportamento da empresa, mas também significa maior legitimidade social.

Deve ser difundida em toda a cadeia de suprimentos.

A responsabilidade social nos negócios se aplica a toda a cadeia de suprimentos. Não somente o produto final deve ser avaliado por fatores ambientais ou sociais, mas o conceito é de interesse comum e, portanto, deve ser difundido ao longo de todo e qualquer processo produtivo. Assim como consumidores, empresas também são responsáveis por seus fornecedores e devem fazer valer seus códigos de ética aos produtos/serviços usados ao longo de seus processos produtivos.

Sustentabilidade

Responsabilidade social caminha lado a lado com o desenvolvimento sustentável. Uma atitude responsável em relação ao ambiente e à sociedade, não só garante a não escassez de recursos, mas também amplia o conceito a uma escala mais ampla. O desenvolvimento sustentável não só se refere ao ambiente, promove a imagem da empresa como um todo e por fim leva ao crescimento orientado. Uma postura sustentável é por natureza preventiva e possibilita a prevenção de riscos futuros, como impactos ambientais ou processos judiciais.

Ética e transparência.

A nova economia nos trouxe a necessidade de transparência. Não precisamos mais de livros contábeis. Empresas são gradualmente obrigadas a divulgar sua performance social e ambiental, os impactos de suas atividades e as medidas tomadas para prevenção ou compensação de problemas ambientais. Nesse sentido, as empresas serão obrigadas a elaborar balanços sociais, onde sua performance será medida nas mais diferentes modalidades possíveis.

Muito do debate sobre a responsabilidade social empresarial já foi desenvolvido mundo afora, mas o Brasil felizmente tem dado passos largos no sentido de buscar estratégias de inclusão social através do setor privado.

Para nós professores, alunos e futuros administradores das empresas que formarão a nova base da sociedade, resta a responsabilidade de difundir e promover a sustentabilidade e a boa prática social, visando obviamente um boa posição estratégica e um futuro melhor para todos.

Sucesso a todos

Comentários

No meu entender a reponsabilidade social nas empresas nada mais é do que a característica cidadã, ética e social, uma boa postura. Isso não tem nada a haver com uma forma de angariar imagem a empresa, mais sim criar melhorias de planos e projetos sociais.

Ass: Elaine Cristina - 2º Adm B