Análise SWOT.

Bom dia gestores,


A Análise SWOT é uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário (ou análise de ambiente), sendo usado como base para gestão e planejamento estratégico de uma corporação ou empresa, mas podendo, devido a sua simplicidade, ser utilizada para qualquer tipo de análise de cenário, desde a criação de um blog à gestão de uma multinacional, serve para posicionar ou verificar a posição estratégica da empresa no ambiente em questão.

A técnica é creditada a Albert Humphrey, que liderou um projeto de pesquisa na Universidade de Stanford nas décadas de 1960 e 1970, usando dados da revista Fortune das 500 maiores corporações.

No livro "A arte da guerra" o general Sun Tzu aconselha:

“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças ” 

Os principais objetivos dessa análise são, efetuar uma síntese das análises internas e externas, identificar elementos chave para a gestão da empresa, o que implica estabelecer prioridades de atuação, preparar opções estratégicas, verificar os riscos e problemas a resolver, realizar previsão de vendas em articulação com as condições de mercado e capacidades da empresa, podemos dividir esse cenário em :

Ambiente interno (Forças e Fraquezas) – Principais aspectos, que diferenciam a empresa dos seus concorrentes (decisões e níveis de performance que se pode gerenciar).

Strenghts – Vantagens internas da empresa em relação às empresas concorrentes.

Weaknesses – Desvantagens internas da empresa em relação às empresas concorrentes.

Ambiente externo (Oportunidades e Ameaças)- Corresponde às perspectivas de evolução de mercado, fatores provenientes de mercado, decisões e circunstâncias fora do controle e do poder de decisão da empresa).

Opportunities – Aspectos positivos com potencial de fazer crescer a vantagem competitiva da empresa.

Threats – Aspectos negativos com potencial de comprometer a vantagem competitiva da empresa.


As forças e fraquezas são determinadas pela posição atual da empresa e se relacionam, quase sempre, a fatores internos. Já as oportunidades e ameaças são antecipações do futuro e estão relacionadas a fatores externos.

O ambiente interno pode ser controlado pelos dirigentes da empresa, uma vez que ele é resultado das estratégias de atuação definidas pelos próprios membros da organização. Desta forma, durante a análise, quando for percebido um ponto forte, ele deve ser ressaltado ao máximo; e quando for percebido um ponto fraco, a organização deve agir para controlá-lo ou, pelo menos, minimizar seu efeito.

Já o ambiente externo está totalmente fora do controle da organização. Mas, apesar de não poder controlá-lo, a empresa deve conhecê-lo e monitorá-lo com frequência de forma a aproveitar as oportunidades e evitar as ameaças. Evitar ameaças nem sempre é possível, no entanto pode-se fazer um planejamento para enfrentá-las, minimizando seus efeitos.

A combinação destes dois ambientes, interno e externo, e das suas variáveis, Forças e Fraquezas; Oportunidades e Ameaças. Vão facilitar a análise e a procura para tomada de decisões na definição das estratégias de negócios da empresa.

Forças e Oportunidades – Tirar o máximo partido dos pontos fortes para aproveitar ao máximo as oportunidades detectadas.

Forças e Ameaças – Tirar o máximo partido dos pontos fortes para minimizar os efeitos das ameaças detectadas.

Fraquezas e Oportunidades – Desenvolver estratégias que minimizem os efeitos negativos dos pontos fracos e que em simultâneo aproveitem as oportunidades detectadas.

Fraquezas e Ameaças – As estratégias a adotar devem minimizar ou ultrapassar os pontos fracos e, tanto quanto possível, fazer face às ameaças.

Como podemos verificar a matriz SWOT ajuda a empresa na tomada de decisão ao nível de poder maximizar as oportunidades do ambiente em torno dos pontos fortes da empresa e minimizar os pontos fracos e redução dos efeitos dos pontos fracos das ameaças.

Devendo esta análise ser complementada com um quadro que ajude a identificar qual o impacto (elevado, médio e fraco) que os fatores podem ter no negócio e qual a tendência (melhorar, manter e piorar) futura que estes fatores têm no negócio.

Sucesso a todos,

Comentários

PMG&E disse…
Ahiii Sim Prof. Monteiro Agora os alunos vão alucinar; vou preparar um video que eu tenho de BSC para eles também analisarem;Parabéns novamente pela iniciativa.