Brasil acumula 36 prêmios em Cannes


Bom dia gestores,

O Brasil conquistou mais 23 Leões ontem durante o Festival Internacional de Criatividade de Cannes, totalizando 36 premiações.


O desempenho até o momento, com o anúncio dos ganhadores de 7 das 14 categorias, é similar ao do ano passado. Em Outdoor, por exemplo, o país conquistou o mesmo número de Leões de 2011, mas desta vez com quatro ouros. No ano passado, foram apenas prata e bronze.

Mas, em relação ao número de inscrições, que bateram recorde neste ano, com crescimento de 29%, o desempenho do Brasil está, por ora, abaixo do de 2011, embora se mantenha em nível elevado.

"Está mais difícil ganhar Leão neste ano", diz Mario D'Andrea, sócio da Fischer & Friends e jurado da categoria mais cobiçada de Cannes, a Titanium&Integrated.

A dificuldade, afirma, não tem a ver com a qualidade da propaganda brasileira, mas com uma mudança nesta edição do tradicional festival de publicidade, que traz novas categorias de prêmios, como Mobile (publicidade no celular ou em tablets) e Design.

"Estou concorrendo com o Google", diz. "Empresas de tecnologia pura ou de design inscreveram trabalhos."

Entre os leões vencidos pelo Brasil em Mobile, por exemplo, está um de bronze da TV Globo, pelo aplicativo "Medida Certa".

O app, que contabilizou 320 mil downloads, acompanhava quadro do "Fantástico" no qual os apresentadores compartilhavam com o público seus programas de emagrecimento.

Com maior abrangência, o festival chegou ao recorde de 34.301 trabalhos inscritos, ante cerca de 28 mil em 2011. O Brasil foi o segundo país que mais inscreveu peças (3.419), atrás dos EUA (5.058).

Dos europeus, reflexo da crise, só Alemanha e Inglaterra compareceram com volume expressivo de trabalhos.

"Quase não se veem trabalhos da França e de Portugal. Mas a América Latina está aqui em peso", diz D'Andrea.

Para Hugo Rodrigues, diretor de criação da Publicis, o Brasil está bem representado e tem bom desempenho, mas o que deve mudar é o nome das vencedoras. Agências que lideraram em número de inscrições ainda não se destacaram na premiação.

Até o momento, a agência que teve o melhor desempenho foi a Ogilvy, que levou 9 dos 36 Leões vencidos pelo Brasil até ontem, sendo três de ouro (dois na categoria Promo e um em Outdoor).

O festival, iniciado no domingo, acaba no sábado as categorias mais cobiçadas ficam para os últimos dias, oportunamente vou postar os melhores trabalhos.


Sucesso a todos,

Comentários