Cadê o crescimento econômico?


Boa noite gestores,

Semana cheia de problemas na economia mundial, Espanha sofrendo com a economia em baixa e grande desemprego, China desacelerando, a industria começando a ficar ociosa, e o governo apostando no consumo, não sou economista, mas vamos fazer um exercício.

O PIB brasileiro do primeiro trimestre, ficou abaixo das projeções mais pessimistas dos economistas, desandou.
O avanço de 0,2% em relação ao quarto trimestre do ano passado vem na sequência de números fracos já nos dois trimestres prévios.

Vejo claro sinal de  estagnação da atividade, não podendo ser caracterizado como desaceleração atípica, Mantega que me desculpe..

O "puxador" da recessão foi o investimento, em queda acentuada de 7% em termos anualizados. O consumo, mais estável, cresceu, em termos anualizados, 4%.

Esses dados, com a fragilidade da atividade econômica no transcorrer do segundo trimestre, sugerem que 2,5% de crescimento para 2012 vai virar teto das projeções.

A perspectiva de dois anos de crescimento abaixo de 3%, após um crescimento médio acima de 4% na era Lula, deve estar deixando Dona Dilma de cabelo em pé. Mas quais as pedras no caminho?


O mundo vai mal das pernas, e essa pedras não podemos movê-las. A China desacelera mais forte do que pensávamos, em parte devido à Europa, que pode escorregar para uma crise bancária cujo custo seria um múltiplo maior do que 1 do evento Lehman Brothers.

Os EUA, não criaram as vagas de trabalho esperadas para 2012. tem uma eleição pela frente e a  ameaça de contração fiscal brutal para 2013.

Olhando no geral fica a análise, então o diagnóstico para nossos problemas envolve outras coisas. uma parte da desaceleração da economia, se deve a fragilização do crescimento por conta de fatores internos.

O governo, como sempre, não fez sua parte e agora vamos colher os frutos da transição suave de governo em 2002 e das reformas estruturais implementadas até 2005 (Previdência, sistema de crédito, legislação falimentar). Mas, em 2005, a agenda de reformas pró-crescimento foi congelada e pouco foi feito nos últimos sete anos, ou estou enganado?

A máquina de arrecadação está a todo vapor, os políticos estão se divertindo com o nosso dinheiro, e não vão parar atrás das grades, a educação e a saúde estão estagnadas, a infraestrutura logística anda mal, o código florestal, o mensalão, as reformas políticas, Cachoeira, o assistencialismo, o ano eleitoral, enfim são muitos problemas, alguns endêmicos que acontecem a todo o momento e não são resolvidos por falta de vontade política.

Crescer com políticas de impulso de demanda no pós crise 2008 foi muito fácil, mas para prolongar essa estratégia deveríamos fazer uma segunda e terceira rodada de reformas, nada foi feito, e agora que a economia do mundo parece piorar, os custos dessa ingerência vão se tornar claros para todos nós.

Sucesso a todos,

Comentários