Dicas de como montar uma rede de contatos eficiente.

 Bom dia gestores,

Abaixo algumas dicas para estabelecer e formar uma rede de contatos eficiente.


1 - A hora da abordagem, não há problema em chegar até um contato pretendido, apresentar-se rapidamente entregar seu cartão e pedir o dele, num evento, esse tipo de atitude é comum.

2 - O primeiro encontro, não fale do que você pretende vender, apresente-se rapidamente e pergunte se você pode convida-lo para um almoço ou café em outra ocasião.

3 - Espalhando cartões, é pouco produtivo apresentar-se para dezenas de pessoas em meia hora, eleja quatro ou cinco prioridades, não perca o foco.

4 - Quando procurar, com quem dá abertura, um contato por mês é razoável, mais do que isso não costuma agradar.

5 - Quem colocar na agenda, uma ideia é pensar em objetivos, vender para uma grande empresa por exemplo, depois verificar se sua rede poderia ajudar ou se falta algum perfil.

6 - O numero de contatos, não vale a pena cultivar uma rede numerosa de contatos se a maioria das relações for superficial, também não adianta conhecer muitas pessoas com o perfil parecido, acredito que uma boa rede deve ter diversidade e convivência.

7 - O uso do celular, o celular é pessoal, entre em contato com os telefones comerciais das pessoas, mesmo que essa pessoa tenha fornecido o numero do celular.

8 - O seu papel, é preciso se conectar a pessoas que saiam ganhando ao se conhecer, mesmo sem ganhar nada em troca, e se for procurado por alguém, que não pode ajudar, indique quem possa.

9 - O indicador do indicador, Você pode passar os contatos adiante, mas peça autorização antes, você já pensou algum contato ligar para você e dizer que fulano recomendou seu nome...., e você nem saber quem é a pessoa?

As pessoas estratégicas numa rede de contatos, são:

O informante, é o cara que conhece os executivos que ocupam postos de decisão em empresas de vários setores, sabe quais são os produtos e os serviços que elas mais precisam

O Influente, é muito respeitado no meio em que trabalha, sua área de atuação, clube igreja , a pessoa certa para viabilizar uma atalho que leve você até o seu objetivo.

O conselheiro, profissional competente admirado pelo empreendedor e sobretudo que lhe inspire confiança.

Lembre-se toda pessoa pode ser o ponto de partida do caminho que leva a um bom negócio, mas são poucas que sabem para onde ir.

Sucesso a todos,

Comentários