Mind maps ou Mapas mentais

Bom dia gestores,


Um Mind Map ou Mapa Mental é um diagrama usado para conectar palavras e ideias a uma ideia central.  É usado para visualizar, classificar, estruturar e gerar ideias. Assim como apoio no estudo, na solução de problemas e na tomada de decisão.

Normalmente o mapa envolve imagens, palavras e linhas, os elementos são ordenados de forma
intuitiva, de acordo com a importância dos conceitos, que são organizados em agrupamentos, ramificações ou áreas.

Em outras palavras, um mapa mental é um diagrama radial, que representa conexões entre pontos de informação. A formulação gráfica uniforme da estrutura da informação na obtenção de conhecimento pode ajudar na lembrança de memórias existentes. Também é tratado como um método de aumentar a motivação na realização de uma tarefa. 

Mapas Mentais (ou conceitos similares) têm sido usados por séculos para aprendizagem, brainstorming, pensamento visual e solução de problemas por educadores, engenheiros, psicólogos e outras pessoas em geral. 

O Mapa Mental continua a ser usado em muitas formas e para várias aplicações, incluindo aprendizagem e educação, planejamento e engenharia.

Os mapas mentais têm diversas aplicações em situações pessoais, familiares, educacionais e de negócios, incluindo a tomada de notas, seções de brainstorming, realização de resumos, revisão e aclaração de ideias.  Por exemplo, você poderia escutar uma palestra e tomar notas usando mapas mentais para os pontos ou palavras-chave mais importantes.  Também se pode usar o mapa mental como uma técnica de organizar ideias complicadas. 

Software e técnicas de pesquisa chegaram à conclusão de que gestores e alunos acham a técnica de mapeamento mental útil, aumentando a capacidade de reter informações e ideias, em comparação com o método de anotação tradicional (linear).

Clique na imagem para ampliar
Esta é a estrutura básica de um Mapa Mental. No entanto, estes pontos estão abertos à livre interpretação pelo indivíduo:

1 - Comece pelo centro, com uma imagem do tópico.
2 - Use imagens, símbolos, códigos e dimensões através do seu mapa mental.
3 - Escolha palavras chave e destaque-as usando letras em maiúsculas ou minúsculas.
4 - Cada palavra/imagem (ou frase curta) deve estar só, em sua própria linha.
5 - As linhas devem ser conectadas, partindo da imagem central.  
6 - Faça as linhas do mesmo tamanho que a palavra/imagem.
7 - Use sua própria codificação de cores em todo o mapa mental.
8 - Desenvolva seu próprio estilo de mapa mental.
9 - Use ênfase e mostre associações no seu mapa mental.
10 - Mantenha o mapa mental claro, usando uma hierarquia radiante,  ordem numérica e destaques para organizar suas ramificações.

Clique na imagem para ampliar.
A seguir vídeo explicando a técnica.

Sucesso a todos,

Comentários

Unknown disse…
O que você recomenda? Feito à mão ou no computador?
Prof. Monteiro disse…
Olá roberto a maneira mais fácil é pegar uma folha e usar a criatividade na resolução de possíveis problemas.

Existe um software livre "Easy Mind Map", você já experimentou usar o SCAMPER, também é uma ferramenta legal para gerar criatividade em equipes e temos no Blog também.

Successo amigo.