Radiofrequência no porto, GEFCO inova mais uma vez.

Bom dia gestores,

Novo sistema permitiu um ganho de 47% no tempo de realização do inventário e 25% de redução no tempo da expedição

A GEFCO Logística colocou em pratica um projeto de radiofrequência com atualização de tags, para a organização do sistema logístico do pátio de veículos administrado pela operadora em Porto Real (RJ). Com um investimento de cerca de R$ 900 mil, o projeto envolveu 60 pessoas e levou aproximadamente um ano entre concepção, aprovação, execução e implementação.


A iniciativa permitiu que a GEFCO realizasse em tempo real a verificação do estoque da PSA Peugeot-Citroën no país, diminuindo o tempo de realização do inventário e da expedição.

O pátio, com área de 500 mil m² e movimentação diária de dois mil veículos, passou a contar com um sistema de leitura por radiofrequência dos carros e vagas por meio de tags. Com a utilização de uma rede sem fio dedicada à operação, cada veículo passou a receber uma etiqueta inteligente com informações como descrição, entrada, destino, entre outras. As tags enviam estes dados aos equipamentos de leitura, que por sua vez os enviam ao WMS (Warehouse Management System).

Com o uso da radiofrequência, a GEFCO conseguiu um ganho de 47% no tempo de realização do inventário de veículos, ganhando a capacidade de  inventariar 2.020 veículos/hora e reduzir o tempo das expedições em  25%. O projeto também possibilitou a diminuição de desvios de inventários para 0,02%.

Para Guillaume Escure-Herpin, gerente de desempenho logístico da PSA América Latina, “As operações estão acontecendo com muito mais agilidade e em tempo real, garantindo a confiabilidade do estoque, o que, em se tratando de veículos é importantíssimo frente ao valor do produto.”

Sucesso a todos,

Comentários