Regulamentação da profissão de motorista entra em vigor hoje 17/06.


Bom dia gestores,

Hoje, dia 17, entra em vigor a regulamentação da profissão de motorista em todo o Brasil. A lei foi aprovada no início de maio pela Presidente Dilma Rousseff. Os profissionais do setor terão 45 dias para se adequarem às novas regras, contando a partir desta quinta-feira, 14, quando o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) publicou no Diário Oficial da União a resolução nº 405, que determina a forma de fiscalização e parâmetros para as novas regras.


“Infelizmente o prazo de 180 dias foi vetado. O ideal seria realizar, em parceria com o Ministério Público do Trabalho, um trabalho de fiscalização orientativa”, afirma Flávio Benatti, presidente da Seção de Transporte de Cargas da CNT (Confederação Nacional do Transporte) e da NTC&Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística).

A regulamentação prevê que os motoristas podem dirigir por, no máximo, quatro horas ininterruptas. O principal meio utilizado para a fiscalização será o tacógrafo, um registrador instantâneo e inalterável de velocidade e tempo.

Os órgãos fiscalizadores analisarão ainda o diário de bordo, papeleta ou ficha de trabalho externo, fornecida pelo empregador, ou a ficha de trabalho do autônomo, publicada no anexo da resolução. Os motoristas deverão preenchê-la com as informações sobre a hora de saída, chegada, quilometragem e local de origem e destino. Não serão toleradas discrepâncias entre os dados do tacógrafo e da ficha de trabalho.

A resolução prevê uma tolerância de erro máximo de dois minutos a cada 24 horas e 10 minutos a cada sete dias.

O Contran estabeleceu também os parâmetros para o fracionamento do intervalo de 30 minutos, obrigatório a cada quatro horas no exercício da condução. De acordo com o Conselho, os motoristas do transporte de cargas poderão fracionar o período em até três paradas de 10 minutos. Já os transportadores de passageiros terão que realizar intervalos de, no mínimo, cinco minutos, podendo chegar a seis paradas.

Sucesso a todos,

Comentários